domingo, 16 de fevereiro de 2014

CARTILHA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO


MANUAL DO PROGRAMA
DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO





MANUAL DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO IABAS

1. Avaliação de Desempenho
Consiste no processo de mensuração e acompanhamento do colaborador no exercício do seu cargo, possibilitando o planejamento de ações que permitam o desenvolvimento e/ou aprimoramento das competências necessárias ao bom desempenho de suas funções. Além de apontar os índices de qualidade de vida, condições de trabalho e o nível de eficácia da Organização.  

2. Objetivos da Avaliação de Desempenho

ü  Identificar e acompanhar o desempenho dos colaboradores;
ü  Identificar necessidades de desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento;
ü  Identificar talentos por desempenho alcançado e diferenciado, promovendo a progressão por mérito;
ü  Fornecer feedback (Retorno) do desempenho aos colaboradores avaliados;
ü  Fornecer indicadores para o Planejamento Estratégico do IABAS.

3. Periodicidade da Avaliação de Desempenho
A aplicação da Avaliação de Desempenho ocorrerá duas vezes ao ano, nos seguintes meses: Junho e Dezembro para todos os colaboradores. As datas e prazos serão definidos pelo RH.
   
4. Metodologia da Avaliação
A Avaliação de Desempenho será realizada através de formulários específicos, considerando duas fontes de avaliação:

        I.            Avaliação pelo gestor imediato o colaborador será avaliado por seu gestor imediato, que utilizará como base as competências fundamentais para o desenvolvimento das atribuições do cargo do seu subordinado;
      II.            Autoavaliação – o colaborador avaliará o seu próprio desempenho considerando as mesmas competências fundamentais para o desenvolvimento de suas funções.
    III.            Avaliação de Feedback – o gestor e o colaborador farão a avaliação juntos, a fim de ressaltar os pontos fortes e pontos a serem melhorados, chegando à um consenso.

5. Competências Avaliadas
O IABAS avaliará os seus colaboradores através das competências listadas abaixo consideradas fundamentais para o bom desenvolvimento dos cargos.

Ø  COMPETÊNCIAS AVALIADAS:

  •  Relacionamento Interpessoal: Mantem bom relacionamento com os colegas e superiores hierárquicos.
  •  Assiduidade / Pontualidade: Cumpre seus horários de acordo com o seu contrato de trabalho com regularidade na frequência e sem atrasos.
  • Responsabilidade: Assume com determinação os compromissos impostos no trabalho demonstrando seriedade na busca dos resultados.
  • Qualidade e Produtividade: Capacidade de executar as atividades de forma planejada, utilizando técnicas e métodos eficientes e de qualidade.
  •  Domínio Técnico / Atualização Profissional: Demonstra conhecimento em seu trabalho. Resolve com facilidade problemas técnicos. Busca manter-se atualizado quanto aos novos conhecimentos em sua área de atuação. 
  • Flexibilidade e Adaptações às Mudanças: Reage positivamente às mudanças, facilitando a aplicação de novos métodos, procedimentos e ferramentas na rotina de trabalho.
  • Planejamento e Organização: Capacidade de planejar e organizar as tarefas para cumprir prazos e metas estabelecidos, mantendo um padrão de qualidade no desenvolvimento do trabalho.
  • Comunicação: Desenvoltura para comunicar suas ideias e propósitos com diferentes interlocutores, gerando credibilidade em suas exposições. Ouve com atenção e sem interrupção e encoraja os outros a expressarem suas ideias.
  • Ética Profissional / Sigilo: Orientação para ação, baseada em padrões éticos profissionais. Habilidade para cumprir promessas e compromissos firmados com os outros e tratar assuntos delicados com confidencialidade.
  • Colaboração: Capacidade de trabalhar em conjunto com os colegas para atingir metas estabelecidas, preocupação em contribuir para a resolução de problemas.

6. Como será calculado o resultado de cada Avaliação de Desempenho?
Cada fonte de avaliação é um instrumento específico com 10 questões, ou fatores de desempenho, chamados de competências fundamentais. Estas competências deverão ser avaliadas com uma nota que varia de um (1) a cinco (5), totalizando 50 pontos em cada avaliação. Considerando a escala e os conceitos abaixo.

Nota
Conceito
5
Desempenho Excelente
4
Desempenho Ótimo
3
Desempenho Bom
2
Desempenho Regular
1
Desempenho Ruim

Total de Pontos (TP): será o somatório dos pontos obtidos nos fatores de desempenho (competências fundamentais), considerando a escala de pontuação.

Nota da Avaliação pelo Gestor (NAG): será o Total de Pontos (TP) obtidos nos fatores de desempenho (competências fundamentais).

Nota da Autoavaliação (NAA): será o Total de Pontos (TP) obtidos nos fatores de desempenho (competências fundamentais).

Nota Final da Avaliação (NF): será a soma entre a Nota de Avaliação pelo Gestor (NAG) e Nota da Autoavaliação (NAA) dividida por 2 (dois).
Cada fonte de avaliação terá o mesmo peso para o cálculo da nota final.

Possíveis Notas Finais
Resultado do Desempenho
Feedback
0 a 10
Ruim
Negativo
11 a 20
Regular
Negativo
21 a 30
Bom
Positivo
31 a 40
Ótimo
Positivo
41 a 50
Excelente
Positivo








7. Feedback (Retorno da Avaliação)
Feedback, ou Retorno da Avaliação de Desempenho, é o processo de fornecer dados ao colaborador avaliado a fim de contribuir não apenas para o seu melhor desempenho como também para o seu desenvolvimento profissional.

8. Orientações para Realização da Avaliação de Desempenho e do Feedback (Retorno da Avaliação)

        I.            O gestor deverá reservar um momento para a avaliação de desempenho de cada colaborador de sua equipe, através do formulário 01. Deverá também solicitar a cada colaborador que realize a sua Auto Avaliação, através do formulário 02;
      II.            Ao término da Avaliação de Desempenho e da Auto Avaliação, o gestor deverá convidar o colaborador para preencher o formulário 03, de “Feedback da Avaliação do Colaborador”, no qual estabelecerão juntos as competências que deverão ser desenvolvidas ou aprimoradas para melhor desempenho do cargo;
    III.            Os três formulários preenchidos deverão ser encaminhados para o RH Sede, sala 213 do IABAS, no prazo estabelecido pelo RH, sendo que o formulário 03, assinado pelo gestor imediato e pelo colaborador avaliado, deverá ser impresso em duas vias, permanecendo uma via com o avaliado, para que este também possa acompanhar a evolução do seu desempenho.

RECOMENDAÇÕES AO AVALIADOR:

ü  Dirigir-se diretamente a pessoa;
ü  Seguir o ditado: elogie em público e critique em particular;
ü  Iniciar sempre pelos pontos fortes, alimentando a autoestima do avaliado;
ü  Estabelecer metas de manutenção dos pontos altos (positivos);
ü  Abordar os pontos a serem melhorados, sempre relacionados com dados reais;
ü  Fazer com que o avaliado compreenda o que precisa melhorar,
ü  Estabelecer metas de melhorias com prazos fixados para reavaliação;
ü  Finalizar a avaliação dando espaço para que o avaliado fale;
ü  Reforçar mais alguns pontos fortes, para estimular a autoestima e terminar em clima de bem-estar;
ü  Em caso de crítica, tomar todos os cuidados para que seja construtiva;
ü  Ao final, agradecer a atenção do avaliado.

AO AVALIADO:
ü  Focar atenção no avaliador e ouvir atentamente;
ü  Em caso de dúvidas, fazer perguntas que o ajudem a compreender o raciocínio do avaliador;
ü  Colocar-se no lugar do avaliador e imaginar como conduziria esta situação;
ü  Solicitar esclarecimentos para assegurar o entendimento;
ü  Fazer uma análise profunda de tudo que ouviu;
ü  Ao final, agradecer a contribuição do outro.



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