MANUAL
DO PROGRAMA
DE
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
MANUAL DO PROGRAMA
DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO IABAS
1. Avaliação de Desempenho
Consiste no processo de mensuração e acompanhamento do colaborador no
exercício do seu cargo, possibilitando o planejamento de ações que permitam o desenvolvimento
e/ou aprimoramento das competências necessárias ao bom desempenho de suas
funções. Além de apontar os índices de qualidade de vida, condições de trabalho
e o nível de eficácia da Organização.
2. Objetivos da Avaliação de Desempenho
ü Identificar e
acompanhar o desempenho dos colaboradores;
ü
Identificar necessidades de desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento;
ü
Identificar talentos por desempenho alcançado e diferenciado, promovendo
a progressão por mérito;
ü Fornecer feedback
(Retorno) do desempenho aos colaboradores avaliados;
ü Fornecer
indicadores para o Planejamento Estratégico do IABAS.
3. Periodicidade da Avaliação de Desempenho
A aplicação da
Avaliação de Desempenho ocorrerá duas
vezes ao ano, nos seguintes meses: Junho
e Dezembro para todos os colaboradores. As datas e prazos serão definidos pelo RH.
4. Metodologia da
Avaliação
A Avaliação de Desempenho será realizada através de formulários específicos,
considerando duas fontes de avaliação:
I.
Avaliação pelo gestor imediato – o colaborador será avaliado por seu gestor imediato, que utilizará como
base as competências fundamentais para o desenvolvimento das atribuições do
cargo do seu subordinado;
II.
Autoavaliação – o colaborador avaliará o seu próprio desempenho considerando as mesmas
competências fundamentais para o desenvolvimento de suas funções.
III.
Avaliação de Feedback – o gestor e o colaborador farão a avaliação juntos, a fim de ressaltar
os pontos fortes e pontos a serem melhorados, chegando à um consenso.
5. Competências
Avaliadas
O IABAS avaliará os seus colaboradores através das competências listadas
abaixo consideradas fundamentais para o bom desenvolvimento dos cargos.
Ø COMPETÊNCIAS AVALIADAS:
- Relacionamento Interpessoal: Mantem bom relacionamento com os colegas e superiores hierárquicos.
- Assiduidade / Pontualidade: Cumpre seus horários de acordo com o seu contrato de trabalho com regularidade na frequência e sem atrasos.
- Responsabilidade: Assume com determinação os compromissos impostos no trabalho demonstrando seriedade na busca dos resultados.
- Qualidade e Produtividade: Capacidade de executar as atividades de forma planejada, utilizando técnicas e métodos eficientes e de qualidade.
- Domínio Técnico / Atualização Profissional: Demonstra conhecimento em seu trabalho. Resolve com facilidade problemas técnicos. Busca manter-se atualizado quanto aos novos conhecimentos em sua área de atuação.
- Flexibilidade e Adaptações às Mudanças: Reage positivamente às mudanças, facilitando a aplicação de novos métodos, procedimentos e ferramentas na rotina de trabalho.
- Planejamento e Organização: Capacidade de planejar e organizar as tarefas para cumprir prazos e metas estabelecidos, mantendo um padrão de qualidade no desenvolvimento do trabalho.
- Comunicação: Desenvoltura para comunicar suas ideias e propósitos com diferentes interlocutores, gerando credibilidade em suas exposições. Ouve com atenção e sem interrupção e encoraja os outros a expressarem suas ideias.
- Ética Profissional / Sigilo: Orientação para ação, baseada em padrões éticos profissionais. Habilidade para cumprir promessas e compromissos firmados com os outros e tratar assuntos delicados com confidencialidade.
- Colaboração: Capacidade de trabalhar em conjunto com os colegas para atingir metas estabelecidas, preocupação em contribuir para a resolução de problemas.
6. Como será
calculado o resultado de cada Avaliação de Desempenho?
Cada fonte de avaliação é um instrumento específico com 10 questões, ou fatores
de desempenho, chamados de competências fundamentais. Estas competências deverão
ser avaliadas com uma nota que varia de um (1) a cinco (5), totalizando 50
pontos em cada avaliação. Considerando a escala e os conceitos abaixo.
Nota
|
Conceito
|
5
|
Desempenho Excelente
|
4
|
Desempenho Ótimo
|
3
|
Desempenho Bom
|
2
|
Desempenho Regular
|
1
|
Desempenho Ruim
|
Total de Pontos (TP): será o
somatório dos pontos obtidos nos fatores de desempenho (competências
fundamentais), considerando a escala de pontuação.
Nota da Avaliação
pelo Gestor (NAG): será o Total de Pontos (TP) obtidos nos fatores de desempenho
(competências fundamentais).
Nota da
Autoavaliação (NAA): será o Total de Pontos (TP) obtidos nos fatores de desempenho
(competências fundamentais).
Nota Final da
Avaliação (NF): será a soma entre a Nota de Avaliação pelo Gestor (NAG) e Nota da
Autoavaliação (NAA) dividida por 2 (dois).
Cada fonte de avaliação terá o mesmo peso para o cálculo da nota final.
Possíveis Notas Finais
|
Resultado do Desempenho
|
Feedback
|
0 a 10
|
Ruim
|
Negativo
|
11 a 20
|
Regular
|
Negativo
|
21 a 30
|
Bom
|
Positivo
|
31 a 40
|
Ótimo
|
Positivo
|
41 a 50
|
Excelente
|
Positivo
|
7. Feedback
(Retorno da Avaliação)
Feedback, ou Retorno da Avaliação de Desempenho, é o processo de fornecer
dados ao colaborador avaliado a fim de contribuir não apenas para o seu melhor
desempenho como também para o seu desenvolvimento profissional.
8. Orientações para
Realização da Avaliação de Desempenho e do Feedback (Retorno da Avaliação)
I.
O gestor deverá reservar um momento para a avaliação de desempenho de cada
colaborador de sua equipe, através do formulário 01. Deverá também solicitar a
cada colaborador que realize a sua Auto Avaliação, através do formulário 02;
II.
Ao término da Avaliação de Desempenho e da Auto Avaliação, o gestor
deverá convidar o colaborador para preencher o formulário 03, de “Feedback da
Avaliação do Colaborador”, no qual estabelecerão juntos as competências que
deverão ser desenvolvidas ou aprimoradas para melhor desempenho do cargo;
III.
Os três formulários preenchidos deverão ser encaminhados para o RH Sede,
sala 213 do IABAS, no prazo estabelecido pelo RH, sendo que o formulário 03, assinado
pelo gestor imediato e pelo colaborador avaliado, deverá ser impresso em duas
vias, permanecendo uma via com o avaliado, para que este também possa
acompanhar a evolução do seu desempenho.
RECOMENDAÇÕES AO
AVALIADOR:
ü Dirigir-se diretamente a pessoa;
ü Seguir o ditado: elogie em
público e critique em particular;
ü Iniciar sempre pelos pontos
fortes, alimentando a autoestima do avaliado;
ü Estabelecer metas de manutenção
dos pontos altos (positivos);
ü Abordar os pontos a serem
melhorados, sempre relacionados com dados reais;
ü Fazer com que o avaliado
compreenda o que precisa melhorar,
ü Estabelecer metas de melhorias com prazos fixados para
reavaliação;
ü Finalizar a avaliação dando espaço
para que o avaliado fale;
ü Reforçar mais alguns pontos
fortes, para estimular a autoestima e terminar em clima de bem-estar;
ü Em caso de crítica, tomar
todos os cuidados para que seja construtiva;
ü Ao final, agradecer a atenção
do avaliado.
AO AVALIADO:
ü Focar atenção no avaliador e
ouvir atentamente;
ü Em caso de dúvidas, fazer
perguntas que o ajudem a compreender o raciocínio do avaliador;
ü Colocar-se no lugar do
avaliador e imaginar como conduziria esta situação;
ü Solicitar esclarecimentos
para assegurar o entendimento;
ü Fazer uma análise profunda
de tudo que ouviu;
ü Ao final, agradecer a contribuição
do outro.
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